Informações para os visitantes

O Santo Daime é uma doutrina espiritual que possui como objetivo o autoconhecimento e o contato com o poder superior. Para tanto, se utiliza a bebida enteógena (substância que pode catalisar experiências espirituais ou “gerar a divindade interna”) sacramental Daime (ou Ayahuasca ou Hoasca) dentro de um contexto religioso.

Mestre Raimundo Irineu Serra

O Céu do Novo Horizonte é uma casa de cura do Santo Daime situada em Aracaju que realiza os seus trabalhos na linha do Padrinho Sebastião Mota de Melo praticada na Igreja do Culto Eclético de Fluente Luz Universal Patrono Sebastião Mota de Melo – ICEFLU (antigo Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra – CEFLURIS), órgão que fiscaliza os trabalhos realizados nesta linha.

O trabalho que realizamos é de cunho espiritual, no qual se faz o uso do Daime, um chá preparado de duas plantas, um cipó, o jagube ou mariri e um arbusto, a chacrona ou rainha, que ingerido possui o poder de expandir a consciência e alterar a percepção. O uso dentro dos rituais do Santo Daime é religioso com o objetivo principal de promover o encontro com o poder superior ou com a divindade interna e o autoconhecimento. Das pessoas que buscam uma igreja do Santo Daime para esse tipo de uso, espera-se uma postura respeitosa uma vez que fizeram a escolha de participar de um ritual religioso do Santo Daime.

Se você está interessado em conhecer o Santo Daime é importante ter alguns esclarecimentos a respeito do ritual dos trabalhos realizados, entender seus objetivos e se preparar segundo as recomendações dadas na entrevista realizada pela pessoa responsável no Céu do Novo Horizonte.

Para participar de um trabalho do Daime pela primeira vez, deve-se:

  • Passar por uma entrevista pelo menos uma semana antes de participar do trabalho. (ver mais abaixo)
  • Preencher, assinar e entregar a anamnese e o termo de responsabilidade ao responsável pela entrevista. (ver mais abaixo)
  • Informar-se do tempo de duração do trabalho e verificar os seus compromissos posteriores ao mesmo. Você deverá comprometer-se em permanecer até uma hora após o final do trabalho, tempo mínimo necessário para minimizar o efeito da bebida.
  • Comer comidas leves no dia do trabalho, se possível evitar carnes.
  • Abster-se de bebidas alcoólicas e/ou outras drogas ou substâncias que alteram a consciência durantes três dias antes e três dias depois do trabalho.
  • Informar caso esteja tomando algum medicamento pois pode haver interações imprevisíveis com os efeitos do Daime.
  • Usar roupas claras e compostas. Os homens devem utilizar calças compridas e as mulheres saias abaixo do joelho. Camisas sem mangas e decotes não são permitidos, assim como roupas que possuam tons vermelhos e/ou pretos.
  • Levar agasalho, mesmo nos dias quentes. Em alguns trabalhos pode-se sentir frio.
  • Chegar na chácara Novo Horizonte, no bairro Caípe Novo, situado na estrada que sai do Santa Maria (em Aracaju) em direção à São Cristóvão, no mínimo 30 minutos antes do início do trabalho e apresentar-se como novato para ser orientado e receber qualquer esclarecimento desejado.
  • Assinar o livro de presença antes do trabalho.
  • Conversar o mínimo possível durante o trabalho. O trabalho do Daime é individual e interior, mesmo sendo realizado em grupo, por isso, cada participante deve manter-se contrito e focado no seu trabalho, zelando sempre pelo bom andamento do trabalho.
  • Evitar sair do salão durante muito tempo. O trabalho acontece dentro de uma corrente energética formada no salão e essa oferece proteção e orientação para cada um passar pelas vivências individuais e em grupo durante o ritual. Além disso, trata-se de um trabalho em grupo, onde cada um contribui com sua presença, sua energia e seu canto dentro das regras do ritual para que o trabalho seja efetuado da forma.
  • Confiar nas pessoas que estão conduzindo o trabalho, pois estão nessa função porque já fazem parte da doutrina há anos e estão preparadas para agir adequadamente nas situações que porventura venham a ocorrer.
  • Em qualquer necessidade durante o trabalho, pode-se pedir auxílio aos fardados da casa, por isso é importante chegar com antecedência  para se situar no espaço e se familiarizar com o grupo.
Padrinho Sebastião Mota de Melo

Para os navegantes de primeira viagem, ou para quem já faz tempo que não toma Daime, é preciso passar por uma entrevista com a pessoa responsável, onde serão esclarecidas as dúvidas e será dado recomendações a se seguir durante o trabalho. Nesta mesma entrevista também será preenchida uma ficha, chamada anamnese, e um termo de responsabilidade. (Disponível abaixo para download)

Nosso grupo não possui fins lucrativos e tentamos acolher os nossos visitantes da melhor maneira possível. Entretanto, lembramos que existem custos para a manutenção do espaço físico e do próprio sacramento utilizado nos trabalhos, por esse motivo solicitamos uma contribuição de cada participante que é recolhida no início do mesmo. As pessoas que não tiverem condições de fazer a sua contribuição, ou não se sentirem confortáveis para fazê-lo, precisam informar os responsáveis.

O Céu do Novo Horizonte é um grupo que preza pela paz, pelo amor e pela harmonia e desejamos que você seja bem vindo, que tenha um bom trabalho e que possa receber o que está procurando.

Leia aqui a mensagem do Padrinho Alfredo deixada no livro de normas e rituais do Santo Daime.